Maneiras de obter o melhor proveito de seu turbo

 

10 MANEIRAS DE OBTER O MELHOR PROVEITO DO SEU TURBO

PARA OBTER O MÁXIMO EM DESEMPENHO DE SEU TURBOALIMENTADOR GARRETT É NECESSÁRIO, ENTENDER O PRÍNCIPIO DE SEU FUNCIONAMENTO E A FORMA CORRETA DE UTILIZÁ-LO.   O TURBOALIMENTADOR GARRETT É UM EQUIPAMENTO PRECISO, DURÁVEL, EFICIENTE E, AINDA ASSIM, RELATIVAMENTE SIMPLES.   NÃO REQUER CUIDADOS EXTRAORDINÁRIOS, BASTANDO, NORMALMENTE, TESTES VISUAIS DE ROTINA NAS CARCAÇAS, NOS ACESSÓRIOS E NO SISTEMA DE MOTOR DOS QUAIS O TURBO DEPENDE PARA FUNCIONAR.    EMBORA TENHA AMPLITUDE DE OPERAÇÃO DE 1000 A 250.000 RPM, COM USO E MANUTENÇÃO ADEQUADOS, O TURBOALIMENTADOR GARRETT LHE PROPORCIONARÁ MUITOS ANOS DE BONS SERVIÇOS.

ESQUEMA DO FLUXO DO TURBOALIMENTADOR

1. PENSE NO SEU TURBOALIMENTADOR COMO UMA PARTE INTEGRANTE DO MOTOR.

O TURBOALIMENTADOR QUE EQUIPA SEU VEÍCULO FOI PROJETADO E DESENVOLVIDO EM COORDENAÇÃO COM O FABRICANTE DO MOTOR, PARA AUMENTAR SEU TORQUE E POTÊNCIA. ISSO SIGNIFICA QUE ENTRE OS DOIS EXISTE UMA RELAÇÃO MÚTUA DE DESEMPENHO, E QUE DEVEM SER DADOS AO TURBOALIMENTADOR OS MESMOS CUIDADOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DISPENSADOS AO MOTOR.
QUANDO VOCÊ FIZER REVISÃO NO MOTOR, APROVEITE PARA VERIFICAR TAMBÉM O SEU TURBOALIMENTADOR E, SE NECESSÁRIO TROCÁ-LO.


2. NÃO CULPE PRECIPITADAMENTE O TURBOALIMENTADOR QUANDO AS COISAS VÃO MAL.

FREQUENTEMENTE, UM TURBO EM PERFEITO ESTADO É REMOVIDO OU SUBSTITUÍDO SOB SUSPEITA DE MAU FUNCIONAMENTO, QUANDO, NA VERDADE, O DEFEITO É EM ALGUMA OUTRA PARTE DO MOTOR, NA ADEQUAÇÃO OU NUM ACESSÓRIO.

3. CUIDADO COM OS 3 “INIMIGOS DOS TURBOS”

BASICAMENTE, 3(TRES) COISAS PROVOCAM FALHA PREMATURA DO TURBOALIMENTADOR: FALTA OU DEFICIÊNCIA DE ÓLEO LUBRIFICANTE, ADMISSÃO DE OBJETOS ESTRANHOS NOS ROTORES E CONTAMINAÇÃO DO LUBRIFICANTE.
A FALTA DE LUBRIFICANTE PRODUZIRÁ: PRIMEIRO A FALHA DOS MANCAIS, E A SEGUIR ROÇAMENTO DOS ROTORES NAS RESPECTIVAS CARCAÇAS, DANIFICAÇÃO DA VEDAÇÃO, OU MESMO, QUEBRA DO EIXO.
A ENTRADA DE OBJETOS ESTRANHOS DANIFICA AS PALHETAS DOS ROTORES DA TURBINA OU DO COMPRESSOR, CAUSANDO O DESBALANCEAMENTO E INSTABILIDADE ROTACIONAL, COM CONSEQUENTE AVARIA DO SISTEMA DE MANCAIS FLUTUANTES.
LUBRIFICANTE CONTAMINADO PROVOCARÁ: DESGASTES NO EIXO E MANCAIS; ENTUPIMENTO DOS CANAIS DE LUBRIFICAÇÃO E VEDAÇÕES, RESULTANDO EM GRANDE PERDA DE ÓLEO.
PEÇAS DE MOTOR, ESTOPAS, AREIA, SUJEIRA E LASCAS DE METAL SÃO AGENTES EXTERNOS, CAUSADORES DE FALHAS AO TURBOALIMENTADOR, E COMO TAL, PODEM SER REDUZIDOS OU ELIMINADOS, ATRAVÉS DE MANUTENÇÃO ADEQUADA DOS SISTEMAS DE ENTRADA DE AR E FILTRO DE ÓLEO DO MOTOR.

4. NÃO TENTE REPARÁ-LO.

5. SAIBA COMO EVITAR MAIORES DANOS AO SEU TURBOALIMENTADOR.

SE VOCÊ PERCEBER UM VAZAMENTO DE ÓLEO, UMA VIBRAÇÃO OU RUÍDO ANORMAL, COM ORIGEM NO TURBOALIMENTADOR, DESLIGUE IMEDIATAMENTE O MOTOR. O PROBLEMA PODE SER ALGO SIMPLES DE CORRIGIR MAS, SE CONTINUAR FUNCIONANDO SEM CONSERTO, PODERÁ INUTILIZAR SEU TURBOALIMENTADOR, OBRIGANDO-O A FAZER SUBSTITUIÇÃO PREMATURA.
ISSO SE EXPLICA PELO FATO DO TURBOALIMENTADOR TRABALHAR EM GIROS ELEVADOS. ASSIM, MESMO O MENOR DEFEITO DO FUNCIONAMENTO PODE SER TRANSMITIDO, POR SEUS CONJUNTOS ROTATIVOS, AS OUTRAS PARTES, COMO: MANCAIS, VEDAÇÕES, ETC....
POR EXEMPLO, OPERANDO EM ALTA VELOCIDADE OU COM O ESFORÇO PROVENIENTE DE UM AUMENTO DE CARGA NO VEÍCULO, UM TURBOALIMENTADOR COM FALTA DE ÓLEO LUBRIFICANTE PODE, EM QUESTÃO DE SEGUNDOS, SOFRER DANOS NOS MANCAIS.

6. NÃO COLOQUE O SEU TURBOALIMENTADOR EM OUTRO MOTOR.

CADA TURBOALIMENTADOR GARRETT É FABRICADO E PROJETADO EM COOPERAÇÃO COM O FABRICANTE DO MOTOR PARA UMA APLICAÇÃO ESPECÍFICA.
O TAMANHO, A POTÊNCIA E A CAPACIDADE DE CARGA DO MOTOR SÃO APENAS ALGUNS DOS ITENS CONSIDERADOS NO DESENVOLVIMENTO DO TURBOALIMENTADOR. REAPROVEITÁ-LO NUM MOTOR PARA O QUAL NÃO TENHA SIDO PROJETADO TRARÁ, NO MÍNIMO, PERDA DE SEU DESEMPENHO.

7. LEMBRE-SE PORQUE O SEU MOTOR É TURBOALIMENTADO.

DIFERENTES VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS USAM TURBOALIMENTADORES POR DIFERENTES RAZÕES. PODERIA SER PARA AUMENTAR O TORQUE, PARA COMPENSAR A REDUZIDA DENSIDADE DE AR EM GRANDES ALTITUDES, OU O MAIS COMUM SIMPLESMENTE PARA MELHORAR A ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL, REDUZIR O ESCAPE DE POLUENTES, OU AUMENTO A POTÊNCIA.
QUALQUER QUE SEJA A RAZÃO, NÃO TENTE LEVAR O MOTOR À POTÊNCIA ALÉM DO ESTABELECIDO PELO FABRICANTE DO MESMO.
O SEU TURBOALIMENTADOR GARRETT FOI FABRICADO PARA UM DESEMPENHO OTIMIZADO COM O MOTOR PARA O QUAL FOI PROJETADO.
A PRESSÃO NO COLETOR DE ADMISSÃO ACIMA DO VALOR RECOMENDADO PELO FABRICANTE DO MOTOR PODE OCASIONAR DANIFICAÇÃO DOS PISTÕES, CILINDROS E CABEÇOTE, OU DESGASTE PREMATURO DOS MANCAIS DO MOTOR.

8. MOTORISTA BEM INFORMADO É FUNDAMENTAL.

MESMO O MELHOR EQUIPAMENTO, MOTOR OU TURBOALIMENTADOR NÃO ATINGIRA TODO O SEU POTENCIAL DE DESEMPENHO SE O MOTORISTA NÃO ESTIVER DEVIDAMENTE TREINADO PARA SEU USO.
OS MOTORES TURBOALIMENTADOS REQUEREM CERTOS PROCEDIMENTOS DA UTILIZAÇÃO, COMO AGUARDAR, POR 30 SEG. A QUEDA DE ROTAÇÃO DO TURBO, ANTES DE DESLIGAR O MOTOR. DA MESMA FORMA, TAMBÉM É ACONSELHÁVEL ESPERAR 30 SEG. APÓS DAR PARTIDA DO MOTOR, PARA ENTÃO COLOCAR O VEÍCULO EM MOVIMENTO.
ESSES CUIDADOS SÃO NECESSÁRIOS PARA QUE O TURBOALIMENTADOR NÃO TRABALHE SEM LUBRIFICAÇÃO, PERMITEM A ESTABILIZAÇÃO DO FLUXO E DA PRESSÃO DO ÓLEO LUBRIFICANTE, DENTRO DOS NÍVEIS RECOMENDADOS PARA O BOM FUNCINAMENTO DO TURBO.
A PRESSÃO DO COLETOR DE ADMISSÃO ACIMA DO VALOR RECOMENDADO PELO FABRICANTE DO MOTOR PODE OCASIONAR DANIFICAÇÃO DOS PISTÕES, DOS CILINDROS, DO CABEÇOTE, DOS MANCAIS E DO MOTOR EM GERAL.

9. PARA A ASSISTÊNCIA TÉCNICA, LEVE SEU TURBOALIMENTADOR AO LUGAR CERTO.

OS CENTROS DE SERVIÇO E DISTRIBUIDORES DE SERVIÇO AUTORIZADO GARRETT, SÃO A GARANTIA E A SEGURANÇA DA MELHOR ASSISTÊNCIA TÉCNICA AO SEU TURBOALIMENTADOR.
A UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS NÃO AUTORIZADOS, DE COMPONENTES USADOS OU DE TURBOS QUE NÃO SEJAM ORIGINAIS RESULTAM EM REDUÇÃO DO DESEMPENHO E DA VIDA ÚTIL DO MOTOR, BEM COMO NA POSSIBILIDADE DE DANOS AO PRÓPRIO TURBO, O QUE PODE ANULAR A SUA GARANTIA.

10. SEU TURBO USADO TEM VALOR.

NOS CENTROS DE SERCIÇO AUTORIZADO GARRETT,
VOCÊ TROCA SEU TURBOALIMENTADOR USADO POR UM REMANUFATURADO NA PRÓPRIA FÁBRICA, ATRAVÉS DO SISTEMA À BASE DE TROCA OU SE DESEJAR O NOVO NO SISTEMA À BASE DE TROCA, SEU TURBO TAMBÉM TERÁ UM DESCONTO.
TENDO SUAS NECESSIDADES ATENDIDAS PELOS NOSSOS CENTROS DE SERVIÇOS E DISTRIBUIDORES DE SERVIÇOS AUTORIZADOS, VOCÊ ESTÁ SEGURO DE QUE ATRAVÉS DO SBT OU TNBT, SEU VEÍCULO FICARÁ PARADO O MENOR TEMPO POSSÍVEL.

Todos Direitos Reservados para Turbo Center® - 2018

Entre em Contato